EM VÉSPERA DE GREVE CE/CTT AMEAÇA COM MAIS DESPEDIMENTOS…

24862355_1460019667380012_1628279236594882770_nbbbb

CTT EM VÉSPERAS DE GREVE.
A AMEAÇA E ELA ACONTECEU. FICA-LHES TÃO BEM…!
MAS, COM AMEAÇA OU SEM ELA, OS PROBLEMAS CONTINUAM E AS RAZÕES DOS TRABALHADORES PARA LUTAREM NÃO DIMINUIRAM, ANTES PELO CONTRÁRIO.

21 e 22 de Dezembro 2017
GREVE GERAL NOS CTT

Não podia a CE comunicar os seus propósitos aos representantes dos trabalhadores porque tinha que o comunicar antes à CNVM? Pois…!!!
Não podia comunicar aos trabalhadores mas a comunicação social já o sabia desde ontem? Pois…!!!
A CE dos CTT convoca os representantes dos trabalhadores para as 18 horas de ontem, 19 de Dezembro, hora a que a comunicação social já se degladiava na praça pública sobre números relativos a despedimentos (800 segundo uns, 900 segundo outros e até 1000 segundo alguns outros), encerramentos de “lojas com pouca procura” (300 aventavam outros), um verdadeiro tirocínio? Pois…!!!
A calendarização não teve nada a ver com a Greve que começa daqui a pouco mais de 24 horas? Pois…!!!
A calendarização da comunicação à CNVM tinha que ser feita ontem? Não podia ser feita depois do Natal, depois da Greve? Pois…!!!
Claro que a CE dos CTT sabia que, lançada a confusão nos média, tal não chegaria aos trabalhadores CTT antes das 18 horas, hora para a qual convocaram os seus representantes. Os trabalhadores CTT vivem enclausurados e estava cronometrado que só acordariam para o mundo às 18 horas em ponto. Só pode, verdade? Pois…!!!
Pois, pois, pois,…!!!
Pois a grande novidade que a CE dos CTT tinha para apresentar às ORT’s, novidade que já não o era (não que a CE dos CTT o desejasse, claro,…), resume-se basicamente em meia dúzia de palavras.
A CE DOS CTT CONTINUA PREOCUPADA COM OS BOLSOS DOS ACCIONISTAS E, COMO TAL, TUDO FARÁ PARA OS ALIMENTAR À CUSTA DOS TRABALHADORES E DA QUALIDADE DO SERVIÇO.
ONDE ESTÁ A NOVIDADE?
COM ESTA MANOBRA CLARAMENTE INTIMIDATÓRIA, MAIS NÃO PRETENDE A CE QUE INTIMIDAR OS TRABALHADORES DA EMPRESA EM VÉSPERA DE GREVE.
INTIMIDAR ALGUNS TRABALHADORES MAIS INCAUTOS, EM VÉSPERAS DA GREVE, PORQUE A CE SABE-O TÃO BEM COMO NÓS, OS TRABALHADORES JÁ NÃO AGUENTAM MAIS ASSISTIREM À DESTRUIÇÃO DA EMPRESA QUE CONSTRUIRAM, DA QUALIDADE DO SERVIÇO QUE PRESTAM E DO SEU FUTURO.
OS TRABALHADORES QUE, POR VEZES ALGO INGÉNUOS MAS NÃO DISTRAÍDOS, EXIGEM UMA SOLUÇÃO RÁPIDA QUE EVITE A DESTRUIÇÃO DE UMA EMPRESA QUE LEVOU 500 ANOS A CONSTRUIR E, CONCOMITANTETEMENTE, DAS SUA VIDAS.
Se não é/foi uma tentativa de intimidação, é/foi o quê?
Vejamos:
Informou a CE dos CTT que este “plano de contingência” tem a ver com o abaixamento do serviço, o abaixamento de receitas e, é fartar vilanagem, por não ter podido pagar o prometido aos accionistas.
E O PESSOAL NÃO FOI JÁ REDUZIDO NUMA PERCENTAGEM MUITO SUPERIOR À DA REDUÇÃO DO SERVIÇO? PORQUE NÃO FALOU A CE DOS CTT DOS MÍSEROS SALÁRIOS QUE HOJE SE PAGAM A QUEM REALMENTE TRABALHA NA EMPRESA?
E OS TRABALHADORES QUE HOJE FAZEM O SERVIÇO ANTERIORMENTE EXECUTADO POR DOIS OU TRES (ENTÃO COM QUALIDADE) ESTÃO, POR ACASO, A GANHAR TRÊS VEZES MAIS POR ISSO?
E O SERVIÇO BAIXOU SÓ POR CAUSAS NATURAIS OU, MUITO DELE, FOI PERDIDO PARA A CONCORRÊNCIA POR FALTA DE QUALIDADE NO MESMO PROVOCADA PELA FLAGRANTE FALTA DE PESSOAL E MÁ ESTRATÉGIA EMPRESARIAL?
E O ABAIXAMENTO DO SERVIÇO NÃO FOI LARGAMENTE COMPENSADO, NO BOLSO DOS ACCIONISTAS, COM AUMENTOS DE TARIFAS QUE CHEGAM A MAIS DE 100% DEPOIS DA PRIVATIZAÇÃO.
Informou também a CE dos CTT que pretende reduzir o número de trabalhadores, entre 600 e 700, durante os próximos três anos (com especial incidência em 2019 e 2020), “sempre de forma negociada” como fez no ano passado e agora repetiu (pois, negociações, sem ameaças de despedimentos colectivos e outras de idêntico teor, pois,…!!!). Informou ainda a CE dos CTT que já não existem “gorduras” para cortar pelo que agora, dizemos nós, irá atacar na carne.
QUANDO TODOS SABEMOS QUE OS TRABALHADORES ESTÃO REDUZIDOS, JÁ, AO MÍNIMO DOS MÍNIMOS, E QUE A CE DOS CTT VISA QUE ESSA AGORA ANUNCIADA NOVA REDUÇÃO SEJA FEITA POR ACRÉSCIMO À REDUÇÃO NATURAL (APOSENTAÇÕES, REFORMAS E OUTRAS SAÍDAS), QUEM IRÁ EXECUTAR O SERVIÇO? E A QUALIDADE DO SERVIÇO? E O SPU (SERVIÇO POSTAL UNIVERSAL)? ONDE FICAM?
E QUEM VAI DISTRIBUIR, QUEM VAI ATENDER NOS BALCÕES? OS ABENÇOADOS DOS DRONES OU, CABECINHAS PENSADORAS, JÁ ENCOMENDARAM CURSOS DE TELECINÉZIA PARA A ENTREGA DE CORREPONDÊNCIAS SÓ ATRAVÉS DO PENSAMENTO?
OU, SERÁ QUE AS MÁS-LÍNGUAS TÊM RAZÃO, E A CE DOS CTT ESTÁ A DESTRUIR CIRURGICAMENTE A EMPRESA E A QUALIDADE DO SERVIÇO PARA, CHEGADO 2020, PERDER DELIBERADAMENTE A LICENÇA DO SPU E, ASSIM, FICAR COM A MARCA CTT, O BANCO CTT, O QUE RESTAR DO PATRIMÔNIO E, PERDENDO DELIBERADAMENTE O SPU, FICAR COM OS TRABALHADORES QUE RESISTIREM SEM SERVIÇO PARA OS MESMOS E ASSIM PODER DESPEDI-LOS COLECTIVAMENTE? SÓ MÁS-LÍNGUAS, VERDADE?
AS MESMAS MÁS-LINGUAS QUE VÃO AINDA APONTANDO A DELAPIDAÇÃO APRESSADA DO PATRIMÓNIO RECEBIDO NA PRIVATIZAÇÃO NÃO VÁ O DIABO TECÊ-LAS E VENHA POR AÍ UMA RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT AO INVÉS DE UMA CASSAÇÃO DE LICENÇA, ABENÇOADA, DO SPU?
Informou a CE dos CTT que decidiu a redução dos vencimentos dos seus membros em 25 e 15% e que um deles se terá ido embora.
POIS…! QUE PENA. GANHAM TÃO POUCO ENTRE VENCIMENTOS, PRÉMIOS DE GESTÃO E MORDOMIAS QUE, AINDA VAMOS TER QUE ESTABELECER O DÍZIMO AOS TRABALHADORES DA EMPRESA, PARA OS MEMBROS DA CE DOS CTT PODEREM COMPRAR A SOPA DO DIA.
POIS,…!!! OS TRABALHADORES DA EMPRESA (CRT’S, TNG’S E AFINS), QUE RECEBEM CHORUDOS SALÁRIOS, ESTÃO RICOS, TRABALHAM SÓ POR DESPORTO, ESSES SIM, DEVEM CONTIBUIR PARA O BEM-ESTAR DOS MEMBROS DA CE E DOS ACCIONISTAS DA EMPRESA. PODEM PAGAR O DÍZIMO (10%) E ATÉ MAIS QUE ISSO.
QUANTO AO MEMBRO DA CE DOS CTT QUE SE FOI EMBORA… UMA PENA, VAI FAZER MUITA FALTA… ATÉ PORQUE COMO SABEMOS TODOS ANTES DELE E OS SEUS CORRELIGIONÁRIOS VIREM PARA OS CTT A EMPRESA ESTAVA UMA VERGONHA: DAVA LUCROS AO ESTADO, TINHA O SERVIÇO BEM ORGANIZADO, IMPERAVA A QUALIDADE NO SERVIÇO PRESTADO, OS CTT TINHAM FUTURO… AINDA BEM QUE SÓ UM DELES SE FOI EMBORA, PORQUE ASSIM A DESTRUIÇÃO DA EMPRESA SERÁ MAIS CÉLERE. POIS,…!!!
Pois, a comunicação da CE dos CTT às ORT’S traduziu-se nisso mesmo, um rotundo, pois,…!!!
E nós acrescentamos também um rotundo… BASTA!
O SNTCT lamenta que só agora, passado quase um ano sobre a data em que levantou uma série de questões relativamente ao caminho seguido pela gestão dos CTT (que culminou na audição na Comissão de Economia, Inovação e Obras Públicas da Assembleia da República em 18/01/2017), o poder político tenha finalmente tomado consciência da destruição a que os CTT e o Serviço Público Postal estão a ser sujeitos.
TRABALHADOR DOS CTT A HORA É DE AGIR. ESTES SENHORES NÃO ESTÃO SÓ A DESTRUIR OS CTT, ESTÃO A TENTAR DESTRUIR-TE A TI TAMBÉM. A TI E AO TEU BEM-ESTAR LABORAL, SOCIAL E FAMILIAR. BASTA!
A LUTA CONTRA A DESTRUIÇÃO DOS CTT NÃO PODE ESPERAR POR AMANHÃ.
A LUTA PELA RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT É PARA HOJE.
21 E 22 DE DEZEMBRO DE 2017 SÃO DIAS DE LUTA, JUSTA E INEVITÁVEL.
A LUTA CONTINUA.
SNTCT – A FORÇA DE CONTINUARMOS JUNTOS!