Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

15 JULHO – LISTA A ELEIÇÃO RTSST CTT

15 DE JULHO 2019
VOTA LISTA A

NA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES
DOS TRABALHADORES DOS CTT
PARA A SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO

Abre aqui o programa em formato PDF » » » PROG

Somos trabalhadores dos CTT com disponibilidade, dinâmica e vontade para representarmos e defendermos, intransigentemente, todos os trabalhadores da Empresa nos seus direitos relativos à Saúde e Segurança no Trabalho.

Para podermos ter capacidade de intervenção, bem como dinamizarmos a implementação das melhores práticas em termos de condições de Saúde e Segurança no Trabalho nos CTT, é muito importante uma massiva votação na Lista a, elegendo a maioria entre os representantes eleitos.

Os CTT têm áreas de trabalho com muitos e diferentes problemas que dão origem a um elevado número de acidentes de trabalho e doenças profissionais.

Instalações muitas vezes degradadas e com deficiente limpeza, mobiliário que não respeita as regras ergonómicas, viaturas não apropriadas, não manutenção da climatização, fardamento inadequado às funções e às regiões do país e, totalmente inaceitável, um paupérrimo serviço de saúde ocupacional.

Por isso é importante uma intransigente e enérgica postura em defesa da Saúde e Segurança no Trabalho.

OS SERVIÇOS DE SAÚDE OCUPACIONAL NOS CTT SÃO UMA VERGONHA.
A LISTA “A” COMPROMETE-SE A TUDO FAZER PARA OS MELHORAR.

O Código do Trabalho e a Lei 102/2009 conferem aos Representantes dos Trabalhadores para a Saúde (RTSST) e segurança no Trabalho capacidade de intervenção:
• Na avaliação de riscos para a saúde e segurança, exigência da implementação de medidas correctivas e de salvaguarda nomeadamente as urgentes;
• Na avaliação do impacto da implementação de novas tecnologias tenham repercussão significativa por exemplo ao nível dos aumentos dos níveis de stresse;
• Na definição do programa e organização da formação em SST, quando ocorram alterações funcionais e profissionais de Trabalhadores;
• Na definição clara das modalidades dos serviços de SST nos CTT (sobretudo os externos);
• Na avaliação dos equipamentos de protecção necessários;
• Na identificação e listagem dos acidentes mortais e incapacitantes acima dos 3 dias e de aceder aos respectivos relatórios e informações técnicas (Art.º 18º).

Os RTSST devem dispor de informação actualizada sobre medidas a adoptar em caso de perigo grave e eminente, medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e evacuação bem como os serviços ou pessoas designadas para os pôr em prática (Art.º 19.º).

MÁS CONDICÕES DE TRABALHO PROVOCAM DANOS, MUITAS VEZES IRREPARÁVEIS.
OS TRABALHADORES CTT E AO NORMAL FUNCIONAMENTO DA EMPRESA EXIGEM A SUA CORECÇÃO.

PARA ALTERARES ESTA SITUAÇÃO, VOTA LISTA A

A implementação do funcionamento dos serviços de saúde e segurança no trabalho regulado pelo Art.º 98 deve merecer atenção no que diz respeito ao planeamento da prevenção e avaliação de riscos profissionais, de vigilância das condições de trabalho em situações mais vulneráveis, na elaboração de planos de emergência internos, na concepção de locais, métodos e supervisão do aprovisionamento e validade dos Equipamentos de protecção individual e sinalização de segurança.

A Lei (Art.º 20º) estabelece que quer os trabalhadores, quer os seus RTSST devem ter formação neste domínio, formação da responsabilidade dos CTT, não podendo haver qualquer prejuízo para os trabalhadores por frequentarem essas formações.
Os candidatos da Lista a têm como objectivo:

• Dinamizar o Grupo dos RTSST, mantendo a sua coesão com total respeito pela autonomia do mandato e opinião de cada um dos seus elementos, tendo os RTSST uma voz activa mas consensual e construtiva junto da Administração da Empresa;
• Reunir periodicamente, preparar as reuniões com a Gestão dos CTT e as iniciativas junto da mesma, eleger no início do mandato um porta-voz do dos RTSST CTT eleitos. Propor a existência de um relator, sendo esta função rotativa por todos os elementos e criar condições para o conveniente e necessário estudo prévio dos assuntos a apresentar;
• Organizar e difundir pelos meios mais adequados informações aos trabalhadores CTT sobre a actividade dos RTSST a intervenção tendente a práticas de trabalho seguras e saudáveis.
Este projecto apresentado pelo SNTCT e consubstanciado na Lista a visa defender exclusivamente os direitos e interesses dos Trabalhadores da Empresa na área da Saúde e Segurança no Trabalho e espera merecer a tua/vossa confiança e apoio.

Dia 15 de Julho, vota Lista a
“Lista a – a força de continuarmos juntos na melhoria da saúde e segurança no trabalho”

Partilhe esta notícia

Veja também...