Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

ALTICE – MEDIDAS CONTENÇÃO COVID-19

MEDIDAS DE CONTENÇÃO DO COVID-19 NA ALTICE

E PRESTADORES DE SERVIÇOS DA MESMA

A Direcção Nacional do SNTCT, perante as informações da gestão da Altice sobre as medidas de contenção do vírus Covid-19, informações contidas em dois email-s (um de 3/3 e o outro de 11/3) enviou à gestão da Empresa, em 11/3, um email em que acrescentou/sugeriu/reivindicou duas medidas que considerou deverem ser implementadas, a saber:

  1. Criação de uma linha de apoio ao trabalhador e chefias para qualquer dúvida ou questão a colocarem à DRH, designadamente possíveis decisões de afastamento de trabalhadores das instalações da Empresa, sendo que tais decisões deverão ser sempre da responsabilidade da DRH, após aferição de cada situação que se apresente. Em nossa opinião tal linha de apoio deverá ter um horário a determinar pela empresa e a funcionar pelo menos nos dias úteis durante os dias uteis.
  2. Cumprimento rigoroso, para trabalhadores que contactam com o público nas lojas ou que se desloquem – às casas dos clientes/instalações de empresas e serviços – sejam eles trabalhadores da Altice, prestadores de serviços, ou prestadores de serviços por conta de terceiros, da orientação da DGS Nº 006/2020. Deve a Altice cumprir rigorosamente os procedimentos de prevenção, controlo e vigilância, identificar claramente salas para isolamento de  trabalhadores que apresentem sintomas ou sobre os quais haja elevada suspeição de terem contraído o Covid-19, enquanto aguardam instruções/intervenção do Serviço Nacional de Saúde/Linha de Saúde 24. Em opinião do SNTCT essas salas devem, como e óbvio, ser disponibilizadas nos diversos edifícios da Empresa, para todos os trabalhadores a exercerem funções na empresa independente do vínculo de trabalho, estendendo-se a sua disponibiilização a prestadores de serviços externos que que laborem em instalações da Altice.

Recebemos da gestão da Altice a reposta cujos pontos fundamentais abaixo transcrevemos:

  • Está a ser criado um e-mail para este tema.
  • Foram identificados 41 colaboradores, que terão a função de pivot, caso seja necessário encaminhar algum colaborador com sintomas no local de trabalho.
  • foram criadas 90 salas de “distanciamento social”, para os colaboradores que eventualmente sintam sintomas no local de trabalho, permanecerem, até decisão de encaminhamento da Saúde 24.
  • Os prestadores de serviço que trabalhem nas nossas instalações serão abrangidos pelos mesmos procedimentos.
  • Esta informação será partilhada amanhã (dia 12), bem como o plano de contingência.

A Direcção Nacional do SNTCT continuará atenta aos procedimentos da Altice sobre esta matéria já que, como é óbvio, a Empresa tem essa obrigação para com os seus trabalhadores (próprios ou de prestadores) e, claro para com a generalidade dos cidadãos.

Agradecemos aos nossos associados, mas não só, que nos reportem qualquer problema que detectem e possamos ajudar a resolver colaborando na contenção do vírus.

SNTCT –  A força de continuarmos juntos!

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