COMUNICADO FRENTE SINDICAL ALTICE – 24 JUNHO 2021

DESPEDIMENTO COLECTIVO NA ALTICE PORTUGAL

A LUTA É O CAMINHO QUE PODE TRAVAR ESTE ATAQUE INDIGNO AOS TRABALHADORES

Abrir aqui o comunicado em PDF » » » Comunicado Frente Sindical_20210624

Os Sindicatos da Frente Sindical reunidos no dia 23 de Junho, de manhã, menos de 24 horas após o anúncio do CEO da Altice Portugal, Eng.º Alexandre Fonseca, de um despedimento colectivo de cerca de 300 trabalhadores nas empresas da Altice em Portugal, decidiram rejeitar de forma veemente, inequívoca e pública esta afronta sem paralelo aos Trabalhadores da Empresa e suas ERCT.

Inqualificável. O CEO da COMEX convoca a CT para uma reunião às 12h00 do dia 22 e os 4Sindicatos para as 14h30 desse mesmo dia, mas às 12h10 já os trabalhadores estavam a receber a comunicação que ia ser transmitida às ERCT e a justificação de tal acto foi o “grande respeito pelos trabalhadores”.

Se o respeito pelos trabalhadores é anunciar a estes um despedimento colectivo, o que seria se não os respeitasse. Inqualificável

A Frente Sindical decidiu trabalhar em conjunto com a CT da MEO e desenvolver um conjunto de iniciativas e Lutas a realizar ainda em Junho e durante o mês de Julho, para impedir esta destruição unilateral de emprego na Altice Portugal.

A COMEX ao assumir que este despedimento colectivo é consequência de um posicionamento hostil das entidades reguladoras (ANACOM e AdC) acusando o Governo de conivência com uma estratégia hostil contra a Altice, está a usar uma “bomba atómica” do despedimento, procurando que perto de 300 trabalhadores e respectivas famílias sejam a “tropa de choque” para esta conseguir dos seus interesses “escondidos” de, com base no argumento do 5G, sacar dinheiro do erário público para os bolsos dos accionistas.

A Frente Sindical recorda que o Sr. Armando Pereira, quando comprou a PT Portugal em 2015 e foi confrontado com a reivindicação de um compromisso escrito para garantir que não iria fazer despedimentos na PT Portugal, assumiu pessoalmente que não era necessário nenhum documento porque bastava a sua palavra e assumiu que não haveria despedimentos. Está na hora de exigirmos aos donos da Altice Portugal que cumpram o que assumiram, pois “PALAVRA DADA É PALAVRA HONRADA”.

Como primeira iniciativa pública a Frente Sindical em conjunto com a CT da MEO já agendou:

CONCENTRAÇÃO DE ACTIVISTAS À PORTA DAS PICOAS

DIA 25 DE JUNHO, SEXTA-FEIRA

DAS 12H ÀS 13.30H

VAMOS CONTESTAR O DESPEDIMENTO COLECTIVO E ANUNCIAR PUBLICAMENTE AS INICIATIVAS E LUTAS A DESENVOLVER EM JULHO.

(A Comunicação Social foi informada que será feita uma conferência de imprensa no local).

Terminamos este primeiro comunicado com uma citação do Papa Francisco que têm assumido recorrentemente que a ganância e a arrogância são armas dos fracos, já que “O DIREITO À PROPRIEDADE PRIVADA É “SECUNDÁRIO”.

Os Sindicatos da Frente Sindical Lutam por TI e por Todos! Trabalhador contamos contigo.

24/06/2021

Os Sindicatos Subscritores