Comunicado SNTCT CALL CENTERS 04-2018

2018_4 Call Centers 01

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR SINDICALIZADO

Abre aqui o comunicado em versão PDF » » » 2018_4 Call Centers

ESTAR SINDICALIZADO, PARA QUÊ?
Estar sindicalizado é estar mais protegido, é ter acesso ao contencioso do Sindicato, é ter direito a apoio Sindical e Jurídico, é ter acesso a outros serviços protocolados entre o Sindicato e outras entidades.
Estar sindicalizado é estar organizado colectivamente aumentando o poder reivindicativo de modo a ser mais fácil alcançar as reivindicações dos trabalhadores – melhores salários, trabalho com direitos, melhores condições de trabalho, entre outras coisas.
Estar sindicalizado é poder participar na discussão colectiva, eleger e ser eleito, quer seja a nível local, (delegado sindical), Empresa (comissão sindical) e a nível nacional (dirigente).

SER SINDICALIZADO É UM DIREITO!
Está consignado na Constituição da República, na Lei Laboral (Código de Trabalho) e noutros instrumentos de regulamentação colectiva. Por isso, para além de ser um direito é um dever de quem trabalha por conta de outrem.

A IMPORTÂNCIA DO DELEGADO E DA COMISSÃO SINDICAL
O Delegado Sindical é quem representa os trabalhadores sindicalizados em cada local de trabalho. É quem faz a ligação entre o local de trabalho e a Estrutura do Sindicato.
A Comissão Sindical é o conjunto de Delegados Sindicais de um Sindicato na Empresa.
É o Delegado Sindical e ou a Comissão Sindical, que podem convocar reuniões de trabalhadores para discutir os problemas laborais, decidir formas de resolução dos problemas, decidir formas de luta.
Exemplo: No caso da Randstad, o SNTCT tem já eleitos Delegados Sindicais, assim como uma Comissão Sindical, o que nos permite, marcar reuniões de trabalhadores, (foi já possível discutir um Caderno Reivindicativo que nesta fase se encontra em discussão com a Empresa).

Está na altura de os trabalhadores das outras empresas de trabalho temporário ou prestadoras de serviços, reforçarem a sua organização através da eleição dos seus representantes.

Visita a página do SNTCT em www.sntct.pt

SINDICALIZA-TE NO SNTCT
sntct – a força de continuarmos juntos!