Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

COMUNICADO SNTCT CORREIOS 1-2021

SECRETISMO DO COVID 19 NOS CTT

BASTA DE BRINCAREM COM A SAÚDE E A VIDA DOS(AS) TRABALHADORES(AS).

Abre aqui o comunicado em formato PDF: 2021-01 CTT CORREIOS 

TRABALHADORES INFECTADOS EM LOCAIS DE TRABALHO, QUE ESTIVERAM EM CONTACTO COM OS RESTANTES, E NINGUÉM SABE? PORQUÊ O SECRETISMO?

PARA QUE, QUAL “CARNE PARA CANHÃO”, CONTINUEM A DAR O LITRO NA ESPERANÇA DE QUE NADA ACONTEÇA?

O DIREITO À SAÚDE É UM DIREITO FUNDAMENTAL: CASO HAJA A POSSIBILIDADE DE CONTÁGIO, OS TRABALHADORES (AS) NÃO PODEM SER IMPEDIDOS DE CONTACTAR A LINHA SAÚDE 24, DE DEFENDEREM A SUA SAÚDE E A SUA VIDA!

NÃO VALE A PENA NEGAREM, TEMOS NOTA DE TODOS OS CASOS. BASTA.

Têm chegado ao nosso conhecimento diversos casos de sonegação de informação aos(as) Trabalhadores(as) de diversos locais de trabalho sobre casos de infecção nesses mesmos locais.

Nalguns casos chegou-se ao ponto de repreenderem os(as) Trabalhadores(as) que, sabendo-o, deram conhecimento aos restantes colegas, como se tivessem cometido um crime. Ao que parece, a gestão dos CTT alega como razão para essa sonegação de informação a confidencialidade.

E SE, POR CONTACTO COM O TRABALHADOR CUJA INFECÇÃO É MANTIDA EM SEGREDO, ALGUM DOS SEUS COLEGAS ESTIVER INFECTADO E FOR PARA A RUA INFECTAR OUTROS CIDADÃOS E, PORQUE TEM FAMÍLIA, ESSE TRABALHADOR FOR PARA CASA INFECTAR A FAMÍLIA?

E SE ALGUM TRABALHADOR OU UM FAMILIAR SEU VIER A PERDER A VIDA PORQUE A GESTÃO DECIDIU QUE A INFECÇÃO É CONFIDENCIAL?

CONFIDENCIALIDADE? CONFIDENCIALIDADE O TANAS.

UMA COISA É MANTER O ANONIMATO SOBRE A IDENTIDADE DOS TRABALHADORES QUE TENHAM CONTRAÍDO A DOENÇA – QUE É O QUE CONSTA DA LEI E DEVE SER FEITO – OUTRA COISA É ESCONDER INFORMAÇÂO SOBRE O SURGIMENTO DE CASOS NOS LOCAIS DE TRABALHO.

Caso se verifiquem situações de trabalhadores suspeitos de terem contraído a Covid-19, a gestão tem de accionar o plano de emergência, adoptar medidas que minimizem riscos e contactar as autoridades de saúde.

Os restantes trabalhadores do local de trabalho em que se verifique uma situação de infecção têm direito a ser informados (sem que se revele a identidade do trabalhador(a) que tenha contraído a doença), têm direito a contactar a Linha Saúde 24 (e a obrigação de cumprir as orientações da mesma). Estes são direitos cujo exercício não pode ser impedido.

Têm esses direitos como também têm o direito de não ser admoestados pela gestão – e transformados em “persona non grata” – quando quebram esse “segredo”.

O SNTCT tem tentado que a gestão dos CTT assuma as suas responsabilidades para com aqueles que trabalham na Empresa e dão a cara pelos CTT diariamente. É uma obrigação da gestão e um direito dos(as) Trabalhadores(as).

O SNTCT, PERANTE A CONTINUAÇÃO DOS ERRADOS PROCEDIMENTOS DA GESTÃO DOS CTT NESTA MATÉRIA, E PORQUE EM NOSSO ENTENDER NÃO ESTÃO A SER RESPEITADOS OS MAIS ELEMENTARES DIREITOS DOS(AS) TRABALHADORES(AS) CTT NESTA MATÉRIA, IRÁ PARTICIPAR TODAS AS SITUAÇÕES À ACT E DARÁ CONHECIMENTO DAS MESMAS ÀS AUTORIDADES DE SAÚDE.

MAIS, O SNTCT, PORQUE ESSA POSSIBILIDADE EXISTE, ACCIONARÁ/PATROCINARÁ O PEDIDO DE RESPONSABILIDADE CIVIL DOS GESTORES DOS CTT CUJA CONDUTA TIVER OU VENHA A ORIGINAR COMPROVADAS SITUAÇÕES DE PERIGO PARA A SAÚDE OU VIDA DOS TRABALHADORES (E SUAS FAMÍLIAS) NA SUA DEPENDÊNCIA HIERÁRQUICA.

TENS CONHECIMENTO DE UMA DESTAS SITUAÇÕES?

INFORMA-NOS. A PANDEMIA EXISTE MAS OS TEUS DIREITOS ENQUANTO CIDADÃO E TRABALHADOR(A) NÃO ESTÃO SUSPENSOS ATÉ QUE ELA FINDE.

INDEPENDENTEMENTE DOS PROCEDIMENTOS DA GESTÃO, SE NO TEU LOCAL DE TRABALHO EXISTE UMA SITUAÇÃO DE INFECÇÃO COM QUE TENHAS CONTACTADO, LIGA PARA A SAÚDE 24 – E CADA UM DOS RESTANTES TRABALHADORES DEVE FAZER O MESMO – PORQUE É UM DIREITO TEU (NOSSO), DÁ TODAS AS INFORMAÇÕES QUE TE PEÇAM E CUMPRE AS ORIENTAÇÕES QUE TE DEREM. MAIS DO QUE UM DIREITO É UMA OBRIGAÇÃO.

POR VEZES O CONTACTO TELEFÓNICO COM A LINHA SAÚDE 24 – 808 24 24 24 – É UM POUCO DEMORADO MAS PODES TAMBÉM RECORRER AO ENVIO DE UMA MENSAGEM EMAIL PARA atendimento@sns24.pt .

Independentemente do que atrás referimos protege-te. Tem em atenção que a Pandemia provocada pelo Covid-19 ainda não terminou. Estão a ser dadas as primeiras vacinas mas o efeito das mesmas demorará até nos retirar de perigo até porque estão a surgir mutações do vírus.

Baixar as guardas na protecção da tua saúde e vida até que a Pandemia seja dada como finda, pode ser fatal.

Agora e sempre, não baixes as guardas na defesa dos teus direitos enquanto cidadão(ã) e trabalhador(a).

www.sntct.pt

www.facebook.com/sntctwww.instagram.com/sntct7 –  https://twitter.com/SNTCT

 

SNTCT – a força de continuarmos juntos!

Partilhe esta notícia

Veja também...