COMUNICADO SNTCT CORREIOS 7-2021

DECLARADO COMO TAL HÁ 52 ANOS, PELO CONGRESSO DA UNIÃO POSTAL UNIVERSAL,

9 DE OUTUBRO

DIA MUNDIAL DOS CORREIOS

 

Abre aqui o comunicado em formato PDF: 2021-07 CTT CORREIOS

 

Comemora-se uma vez mais o Dia Mundial dos Correios.

Dia declarado pelo Congresso da UPU – União Postal Universal realizado em Tóquio, no Japão, no ano de 1969. O dia escolhido, o 9 de Outubro, é o da criação da UPU (de que Portugal é País Fundador), em Berna, no ano de 1874.

Decidiu-se criar este “Dia” como forma de consciencializar pessoas e instituições sobre o papel dos correios na vida dos povos. Consciencializar os homens e as mulheres sobre a importância do Sector Postal na sua vida diária e o seu papel no desenvolvimento e coesão social, económica e territorial de todos os países e de cada país em particular.

Reconhecia-se assim a importância da mais antiga e mais eficiente “network” de comunicação. Estava-se em 1969, os Serviços Postais pertenciam aos Estados, implementava-se e estudava-se uma maior qualidade na sua prestação e tinham como fim a satisfação das necessidades dos cidadãos no que respeitava à comunicação.

Os Trabalhadores dos Correios Portugueses têm hoje motivos para celebrarem este dia, ou antes pelo contrário?

Durante décadas, até séculos, os trabalhadores dos CTT, dos Correios Portugueses, comemoraram em festa este dia e, melhor, com muito orgulho, esta data. Foi assim desde 1969, com mais ou menos razões para o fazerem, até ao momento em que começou a ser preparada a criminosa privatização dos CTT, que veio a ser concretizada entre 2013 e 2014.

Hoje, apesar da tentativa gorada da gestão privada dos CTT em “dourar a pílula” – para “inglês ver” – na comunicação social, os motivos para comemoração deste dia – quer por parte dos Trabalhadores dos Correios Portugueses quer dos cidadãos que são a sua maior razão de ser – são ínfimos, para não dizermos nulos.

Comemorar o quê?

  • O desinvestimento na prestação do Serviço Postal Universal, a confrangedora falta de pessoal nos sectores operacionais dos CTT, os giros de distribuição atamancados que levam à triste imagem de populações sem distribuição de correio duas semanas e mais, as Estações de Correio com filas de espera intermináveis?
  • O não aumento de salários e a evidente tentativa de desqualificação profissional dos Trabalhadores CTT?
  • A vergonha que a generalidade dos Trabalhadores CTT vão sentido em dizerem que trabalham na Empresa?
  • Os CTT a serem notícia todos os dias pelas piores razões? O perderem clientes por decisão da gestão?
  • A falta de respeito da gestão privada dos CTT pelos cidadãos e pelas suas obrigações enquanto empresa concessionária da prestação do Serviço Postal Universal?
  • As sucessivas multas aplicadas pela ANACOM por não cumprimento dos padrões de qualidade? A mesma ANACOM que, cuja actual gestão pela primeira vez desde a criação do Regulador, tem meritoriamente vindo a cumprir cabalmente as suas funções e a regular a favor de Portugal e dos Portugueses e que, por tal, é diariamente objecto de acusações genericamente infundadas?
  • A frouxidão do Governo e do seu Primeiro-Ministro que, perante o descalabro da prestação do serviço pelos CTT e a chantagem levada à prática pela sua gestão, “chuta para canto”, fazendo de conta que os problemas não existem, enquanto incompreensivelmente, ao invés de anunciar a Renacionalização dos CTT cumprindo a vontade da generalidade dos Portugueses, se apressa a anunciar um contrato de concessão – por sete anos e a ser negociado – enquanto, vá-se lá saber porquê, desautoriza publicamente, de forma nem sempre velada, o MIH e a ANACOM?

É isto que vamos comemorar? Não obrigado.

Quando os CTT e o serviço postal por eles prestado, nomeadamente o Serviço Postal Universal, voltar a ser motivo de orgulho quer para os trabalhadores que o prestam quer para o País, estaremos na linha da frente.

Até lá, até que os CTT voltem a ser postos ao serviço do País e dos portugueses, até que os CTT voltem à esfera pública, limitamo-nos a registar a data e a recordarmos com saudade os dias em que comemorávamos o Dia Mundial dos Correios com orgulho em trabalharmos num dos melhores correios do mundo.

Em suma, trabalhadores e utentes/clientes a festejarem o quê?

O desrespeito para com todos eles?

a destruição da qualidade e da estrutura dos CTT?

O futuro dos CTT que está a ser comprometido, só para que os accionistas encham os bolsos.

Na certeza de que havemos de recuperar o orgulho nos CTT e vermos reposta a qualidade do serviço prestado e termos resposta às legítimas aspirações e direitos dos trabalhadores e utentes/clientes;

VIVA OS TRABALHADORES E OS UTENTES/CLIENTES DOS CTT!

RENACIONALIZAÇÃO DOS CTT, JÁ!

 

www.sntct.pt

www.facebook.com/sntct

www.instagram.com/sntct7

 https://twitter.com/SNTCT

 

SNTCT – a força de continuarmos juntos!