Comunicado SNTCT Correios 8-2021 – Greve Geral 19 Novembro 2021

TRABALHADORES CTT EM LUTA

19 DE NOVEMBRO DE 2021

GREVE GERAL

  • Por mais e melhores condições de trabalho;

  • Pela admissão de trabalhadores(as) em número suficiente;

  • Por salários justos e dignos;

  • Por um melhor serviço postal público;

  • Contra a destruição dos CTT e pela sua renacionalização urgente.

BASTA!

A GESTÃO PRIVADA DOS CTT TEM QUE SER POSTA NA ORDEM.

O GOVERNO TEM RESPONSABILIDADES E NÃO PODE “LIMPAR AS MÃOS”.

RENACIONALIZAÇÃO IMEDIATA DOS CTT!

 

Abre aqui o comunicado em formato PDF » » » 2021-08 CTT CORREIOS

POR MAIS E MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO

A fome de lucro dos accionistas tem levado a gestão dos CTT a reduzirem o número de trabalhadores a níveis incomportáveis, não olhando a meios para atingir os seus fins.

O propositado decréscimo da qualidade do Serviço Postal, nomeadamente do Serviço Postal Universal é uma vergonha.

O desinvestimento nas operações postais, o atraso com que se está a distribuir o correio e o encobrimento de saldos nos CDP’s, os tempos de espera nas Estações de Correio, o desvio de serviço do tratamento para empresas do grupo, o não cumprimento dos padrões de qualidade impostos pela ANACOM são uma evidência. Tudo para encherem os bolsos dos accionistas.

 

PELA ADMISSÃO DE TRABALHADORES(AS) EM NÚMERO SUFICIENTE

Não há um único CDP em que não estejam trabalhadores em falta e em que os giros, tantos feitos em dobra, são geridos “a olho”. Nas Estações de Correio a única preocupação é terem garantidas as posições do Banco CTT. No tratamento procuram criar excedentes, onde eles não existem, de forma artificial desviando serviço daqueles. Nos transportes ao invés de cumprirem as suas obrigações para com os trabalhadores vão agenciando carreiras/linhas.

 

POR SALÁRIOS JUSTOS E DIGNOS

Os salários nos CTT, em todas as empresas do grupo, têm vindo a degradar-se com propostas de aumentos salariais muito abaixo das reais capacidades financeiras e económicas da Empresa. Afirmam-se na “pobreza extrema” na mesa de negociações e depois nos gastos com o supérfluo é um fartar-vilanagem.

 

POR UM MELHOR SERVIÇO POSTAL PÚBLICO

A prestação do Serviço Postal, nomeadamente do Serviço Postal Universal, está a atingir níveis de degradação inadmissíveis e incomportáveis.

Os atrasos na distribuição, que não é diária nem muitas vezes domiciliária como a Lei obriga, é uma vergonha. Não fosse o brio profissional dos Carteiros – pago com sobre esforço levando à exaustão de grande parte deles – e já teria batido no fundo.

Quanto ao atendimento é a vergonha; balcões dos serviços postais sem trabalhadores, filas de espera inadmissíveis (enquanto nos balcões do Banco CTT nunca faltam trabalhadores mesmo que não tenham cliente, trabalhadores tantos deles admitidos do exterior e a ganharem muito mais que os TNG´s de carreira e tantas vezes mais que a sua chefia).

 

CONTRA A DESTRUIÇÃO DOS CTT E PELA SUA RENACIONALIZAÇÃO URGENTE

A destruição do que foram os CTT é uma evidência. O património, recebido do Estado aquando da ignominiosa privatização, foi “trocado a patacos” para poderem pagar dividendos aos accionistas.

O património mais importante que receberam com a privatização – o know how e uma excelente força de trabalho – estão a ser destruídos paulatinamente; o saber fazer dos trabalhadores é posto de lado e substituído por ordens avulsas, tantas vezes contraditórias, emanadas de tudo o que é “director” e “chefe” que nunca viram uma carta mas que querem, podem e mandam.

A urgente renacionalização dos CTT – do que resta daquele que foi até há décadas um dos melhores operadores postais do Mundo – antes que seja tarde demais, é uma evidência para todos, mesmo para aqueles que em tempos defenderam a sua privatização.  

O Governo e o Primeiro-Ministro sabem-no mas, ao invés de renacionalizarem os CTT, preferem “assobiar para o lado” e, esperamos estar enganados, preparam-se para ceder à chantagem da gestão privada da Empresa na renegociação do Contrato de Concessão para a prestação do Serviço Postal Universal.

DEPOIS DE TUDO O ATRÁS AFIRMADO, AINDA HÁ ALGUÉM QUE EM SÃ CONSCIÊNCIA DIGA QUE OS TRABALHADORES CTT NÃO TÊM RAZÕES PARA LUTAREM? CLARO QUE NÃO. A LUTA IMPÕE-SE E ELA VAI ACONTECER…

19 DE NOVEMBRO – GREVE GERAL NOS CTT.

A LUTA CONTINUA.

 

www.sntct.pt

www.facebook.com/sntct

www.instagram.com/sntct7

https://twitter.com/SNTCT

SNTCT – a força de continuarmos juntos!