COMUNICADO SNTCT RANDSTAD 3-2021

PROCESSO NEGOCIAL 2021
Aumentos salariais – Caderno reivindicativo
Abre aqui o comunicado em formato PDF »» » 2021_3 RANDSTAD
No dia 28 de Dezembro de 2020, enviamos à RANDSTAD a proposta de aumentos Salariais e respetiva fundamentação económica para o ano de 2021. Não tivemos resposta, por esse motivo solicitámos à DGERT/MTSSS que abrisse o processo de mediação de conflitos.
A DGERT convocou as partes para uma reunião, por videoconferência no dia 22 de Março de 2021.
Após a apresentação da Proposta e do Caderno reivindicativo, por parte do SNTCT, a representante da empresa, começou por dizer que os 90 euros estavam fora de questão, seria impossível, mas que a Randstad no prazo de uma semana estaria em condições de apresentar uma contra proposta.
Quanto as matérias do Caderno Reivindicativo foi afirmado pela representante da empresa que em algumas matérias poderá ser possível atingirmos um acordo, e passamos a discutir as mesmas;
- Redução do horário trabalho – IMPOSSIVEL;
- Atribuição do dia de aniversário – Disponíveis para atribuir aos trabalhadores do projeto EDP e nos projetos NÓS e VODAFONE em que a gestão seja da Randstad;
- Atribuição do Feriado municipal – Disponíveis para atribuir em sistema de rodízio que permita o funcionamento do serviço;
- Atribuição do dia de Carnaval – FORA DE QUESTÃO;
- Elaboração de escalas para fins de semana e feriados a ser apresentadas e dado conhecimento com pelo menos 3 meses de antecedência – Será difícil com tanto tempo, mas iremos solicitar aos serviços que organizem e apresentem uma proposta;
- Custos do teletrabalho – Estamos cientes e sensíveis para a questão, iremos aguardar que saia legislação sobre o assunto;
- Condições de Trabalho – Estaremos atentos e solicitamos que o Sindicato e os trabalhadores nos reportem de imediato as questões para podermos resolver.
Ficou então consensualizado entre as partes, voltar a reunir no prazo de uma semana para a RANDSTAD apresentar a contra proposta de aumentos salariais e concluirmos as restantes matérias.
O Inspector da DGERT, deu por terminada esta reunião, com o compromisso das partes reunirem em breve, e se no final se julgar necessário o Sindicato, voltar a solicitar a continuação deste processo na DGERT.
No dia 5 de Abril, o SNTCT e a RANDSTAD, voltaram a reunir por Videoconferência.
Por parte da RANDSTAD, foi dito que não tinha ainda sido possível apresentar uma contra proposta ao Sindicato.
Que no projecto EDP existe alguma dificuldade de acordar com o cliente (EDP) valores e matérias pecuniárias, mas a atribuição do dia de aniversário pode vir a ser uma realidade.
Nos projectos NÓS e VODAFONE, iram procurar melhorar os incentivos e os prémios adicionais.
De momento não estão em condições de poder evoluir mais nas propostas.
Perante esta situação, o SNTCT irá então novamente solicitar à DGRT a reabertura do processo de prevenção de conflitos.
ESTAMOS A DAR CONHECIMENTO AOS NOSSOS ASSOCIADOS E TRABALHADORES EM GERAL DO ANDAMENTO DO PROCESSO. COM OS TRABALHADORES IREMOS DECIDIR O QUE FAZER.
CENTRO DE CONTACTO DA NOS EM COIMBRA
O SNTCT questionou ainda qual o motivo para não termos recebido uma resposta ao mail enviado à empresa, a questionar o que na realidade se está a passar no Centro de Contacto da NOS em Coimbra.
Foi então dito, que como íamos ter esta reunião, a empresa optou por não responder ao mail, e dar essa explicação na reunião.
Por decisão da NOS, o Centro de Contacto de Coimbra irá encerrar, mantendo apenas os de Lisboa e do Porto.
A RANDSTAD decidiu então aos trabalhadores contratados a prazo (entre 29 ou 31) rescindir os mesmos o pagar o que era devido. Aos trabalhadores do quadro efectivo (entre 29 a 31) da RANDSTAD propor a sua recolocação, mas que apenas têm condições no projeto EDP em Lisboa, até agora ninguém está disponível para aceitar e terão de pagar o que a lei impõe por indeminização.
“SOMOS A VOZ DA EMPRESA”
A LUTA CONTINUA
www.sntct.pt – www.facebook.com/sntct
SINDICALIZA-TE NO SNTCT
sntct – a força de continuarmos juntos!