Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

COMUNICADO SNTCT TELECOM 2-2021

COMUNICADO SNTCT ALTICE

Ver aqui o comunicado na versão PDF  》》》1615288064880_Comunicado sindicatos CTT_Trevisão salarai CTT_ 4 reunião

SAIDAS ANTECIPADAS 2021

OU DESPEDIMENTOS NEGOCIADOS A MÉDIO E CURTO PRAZO

A ALTICE ANUNCIOU NO DIA 4 DE MARÇO QUE IRIA EFECTUAR UM PROGRAMA DE PRÉ-REFORMAS (PROGRAMA PESSOA 2021 E DE RESCISÕES DE MÚTUO ACORDO (RMA)

MUITOS NÃO ACREDITARAM QUANDO PATRICK DRAHI DISSE QUE “A PT TINHA 5.000 TRABALHADORES A MAIS e que, NÃO GOSTA DE PAGAR SALÁRIOS. PAGO O MÍNIMO QUE PUDER

… AFINAL É VERDADE!

A ALTICE convocou os sindicatos para uma reunião no dia 4 de Março às 17.30h para informar destas medidas com o objectivo de dar continuidade ao plano de “transformação(?)” da empresa. Informaram que era um programa idêntico ao anterior, cuja “adesão é voluntaria”.

O porquê desta medida

Argumentaram que a Altice tem que se reestruturar para o futuro, que a pandemia teve um grande impacto nesta situação, que os reguladores (ANACOM e Autoridade da Concorrência) estão a prejudicar a Altice com as suas medidas, a questão do 5G e a multa aplicada pela AdC de 84 milhões … blá, blá, blá

A Altice quer seguir o caminho da redução de custos à custa dos trabalhadores em vez de seguir o caminho do investimento.

Segundo a Altice as empresas abrangidas pelas medidas de saída são: MEO SA, MEO ST, ALTICE LABS, ALTICE ACS, PT CONTACT, PT SALES, PT DATA CENTER e MCALL.

PRÉ REFORMAS (PR) – TRABALHADORES COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A 55 ANOS DE IDADE E MAIS DE 15 DE ANTIGUIDADE ATÉ 30 DE ABRIL DE 2021

  • Prestação de 80% do vencimento base e diuturnidades, e 40% de outras rubricas pagas mensalmente, caso existam (Isenção de Horário de Trabalho, Complemento de Responsabilidade, Subsídio de Turno, entre outros).

RMA – RESCISÕES POR MÚTUO ACORDO OU DESPEDIMENTOS NEGOCIADOS

  • As inscrições para aderir ao programa de PR ou RMA ocorrem entre 4 e 15 de Março, o RMA poderá ter um prazo mais alargado
  • Este programa não se aplica às empresas participadas da Altice Portugal, nomeadamente à FASTFIBER, INTELCIA, SUDTEL e TNORD.
  • Nenhum trabalhador se deve precipitar e deve analisar as propostas escritas que forem feitas, a empresa tem o poder de aceitar ou não a sua candidatura podendo aceitar ou rejeitar.
  • A decisão de aceitar mesmo que aprovado pela empresa cabe a cada trabalhador que e caso aceite e depois de ponderar, queira voltar atrás na situação, tem 7 dias para fazer reverter a situação conforme artigo 350 do Código do Trabalho.
  • Terminado esse prazo, qualquer alteração só por escrito com acordo das partes. A empresa afirmou que pretende este processo concluído em Maio.

O SNTCT ALERTA PARA O SEGUINTE:

Porque já temos a experiência de situações anteriores de assédio por parte de algumas chefias para que os trabalhadores aceitassem o que está a ser proposto. Por isso se algum trabalhador for pressionado deve informar o SNTCT para que possamos actuar. Este processo é livre, voluntário e depende da vontade dos trabalhadores.

Temos a noção que cada programa de saídas (pré reformas) que é proposto, tem condições piores que o anterior, por exemplo: quem aceitar sair não irá ver actualizado o seu salário conforme os trabalhadores no activo.

O SNTCT CONSIDERA QUE A DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO É UMA TAREFA FUNDAMENTAL. PORQUE SE ASSIM NÃO FOR, DAQUI UNS ANOS A ALTICE TERÁ MUITO POUCOS TRABALHADORES E RECORRERÁ A PRESTADORES DE SERVIÇOS (MÃO DE OBRA BARATA E SEM DIREITOS).

SINDICALIZA-TE

Consulta a página do SNTCT em www.sntct.pt ou www.facebook.com/sntct

sntct – a força de continuarmos juntos!

Partilhe esta notícia

Veja também...