CTT -MEDIDAS DE CONTENÇÃO DO COVID-19

COMENTÁRIOS E ORIENTAÇÕES DO SNTCT
SOBRE AS MEDIDAS DE CONTENÇÃO
DO VÍRUS COVID-19
NOS CTT
A Direcção Nacional do SNTCT tem estado bem atenta e actuante sobre as medidas (e a falta delas) dos CTT no tocante à contenção do Vírus Covid-19.
Assim, sendo certo que o alastrar da infecção por este vírus está num crescendo, e que segundo alguns especialistas, as próximas duas semanas deverão vir a tornar-se muito complicadas, sem alarmismos e com os pés no chão, temos vindo a acompanhar a situação, caso a caso, exigindo soluções que salvaguardem os trabalhadores da Empresa e a segurança na sua saúde.
Em contacto permanente com a gestão da Empresa temos vindo a cumprir cabalmente aquilo que está ao nosso alcance; apontando deficiências, sugerindo soluções, exigindo a tomada de medidas e o fornecimento de meios de protecção e também, denunciando situações de incúria que, infelizmente, também já aconteceram.
Ontem, dia 13, conseguimos chegar à fala com a DGS, colocámos o conjunto de casos que nos foram chegando e preocupações relativas ao futuro, pedindo a intervenção directa e atempada e orientações da DGS, nomeadamente para as áreas de maior propagação do vírus.
Já temos uma reunião pedida ao Presidente da ANACOM em que, é óbvio, sobre esta questão, iremos pedir a sua intervenção naquilo que esteja dentro das suas competências.
Na próxima semana tudo faremos para chegar à fala com os Governo no sentido de exigirmos medidas de excepção para a actividade dos CTT (e também de outras empresas do sector postal e logística como é obvio).
No sentido de darmos algumas orientações para a semana que se aproxima, contactámos já hoje, Sábado, a Gestão da Empresa, no sentido de obtermos resposta para um conjunto de situações e reivindicarmos soluções. Assim, a saber;
– UTLIZAÇÃO DOS PDA’S NA DISTRIBUIÇÃO
Ou já saiu, ou está para sair, para ser cumprida a nível nacional, por todos e em todos os locais de trabalho, uma orientação clara que acolhe definitivamente uma nossa sugestão: OS PDA’S NÃO DEVEM SER TOCADOS PELOS DESTINATÁRIOS, SENDO A SUA ASSINATURA SUBSTITUÍDA PELA INDICAÇÃO DE ENTREGA E IDENTIFICAÇÃO FEITA PELO PRÓPRIO CARTEIRO, QUE PROCEDERÁ DE ACORDO COM A ORIENTAÇÃO RECEBIDA QUANTO AO QUE DEVE “ESCREVER” NO PDA. O MESMO PROCEDIMENTO DEVERÁ SER TIDO QUANTO AOS AR’S.
Só uma questão resta ainda por esclarecer; a entrega das NOTIFICAÇÕES JUDICIAIS POR VIA POSTAL E SÓ DESSAS, situação que, espera-se possa ser resolvida ainda segunda-feira com os Tribunais e Ministério da Justiça.
– UTILIZAÇÃO DE DESINFECTANTE, MÁSCARAS E LUVAS
NAS ESTAÇÕES DE CORREIO – Além da higienização das mãos com o gel desinfectante, os trabalhadores das Estações de Correio devem, além de fazer respeitar o limite de aproximação – as fitas coladas no chão – pedirem e usarem luvas e máscaras se assim o desejarem para sua protecção e bem-estar psicológico. Claro que, não estando distribuídas luvas ou máscaras, um trabalhador decidir usar umas de sua propriedade, não deve ser impedido de o fazer (como infelizmente já aconteceu esta semana por autoritarismo de uma chefia local).
NOS CDP’S E CENTROS DE TRATAMENTO – Os trabalhadores devem exigir meios de protecção, exigindo-os e responsabilizando quem de direito pelo seu não fornecimento. Gel desinfectante, luvas e máscaras têm que ser fornecidas, e usadas. É a saúde/vida de cada um e de todos que está em causa.
– FORNECIMENTO DE MEIOS DE PROTECÇÃO
Ontem ao final do dia já tinham sido distribuídos meios de protecção (gel desinfectante, luvas, máscaras) em muitos dos locais que tínhamos referenciados e reportados junto da Empresa.
O uso dos materiais distribuídos deve ser rigorosamente cumprido. Ainda assim, como sabemos que pelo menos no início da semana não terão chegado a todos os locais de trabalho PEDIMOS QUE, NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA, NOS DIGAM, POR QUALQUER MEIO (TELEFONE A PARTIR DAS 07h00, FACEBOOK, WHATSAPP, EMAIL sntct@sntct.pt, OU AOS DIRIGENTES DO SNTCT NO CASO DE TEREM OS SEUS CONTACTOS…) para listarmos as falhas e exigirmos à Gestão da Empresa o seu fornecimento.
– UMA NOTA MUITO ESPECIAL
OS TRABALHADORS A QUEM NÃO TENHAM SIDO DISTRIBUÍDOS MEIOS DE PROTEÇÃO PARA TRABALHAREM COM UM MÍNIMO DE SEGURANÇA, DEVEM COMUNICAR CLARAMENTE À CHEFIA A SITUAÇÃO E A SUA INDISPONIBILIDADE PARA TRABALHAREM SEM CONDICÕES. CONTUDO, ANTES DE DECIDIREM TOMAR QUALQUER POSIÇÃO QUANTO A LABORAREM OU NÃO, DEVEM CONTACTAR-NOS DE IMEDIATO (PELOS MEIOS ATRÁS REFERIDOS) PARA QUE POSSAMOS RESOLVER A SITUAÇÃO JUNTO DA GESTÃO CENTRAL DA EMPRESA.
– DENÚNCIA DE NÃO CUMPRIMENTO E ATROPELOS ÀS ORIENTAÇÕES POR PARTE DA ESTRUTURA HIERÁRQUICA
É obrigação de cada trabalhador denunciar situações de inconsciência de alguns responsáveis que, ou não reportam superiormente situações de suspeita de possível infecção, ou sendo-lhe reportadas pelas chefias locais, se borrifam nas mesmas, é o termo, mandando os trabalhadores possivelmente infectados para casa como se nada tivesse acontecido. Não há que ter medo de denunciar tais abusos pois calar é pactuar com a irresponsabilidade. Faremos chegar e pediremos responsabilidades à Gestão central da Empresa de todos os casos que nos cheguem… porque a situação é grave e “amigos, amigos, negócios à parte”.
– TRABALHO EM CASA / POSSIBILIDADE DE ENCERRAMENTO DE ESTABELECIMENTOS
A Direcção Nacional do SNTCT saudará todas as medidas que visem combater a propagação do vírus nos CTT (e claro em todas as outras empresa e no País) e, sendo tal possível, vê com bons olhos o “teletrabalho” temporário a partir de casa nas funções em que tal for possível e, se tal se justificar o encerramento temporário de Estações de Correio e CDP’s, quer por insuficiência de pessoal (por exemplo devido a assistência a filhos menores cujas escolas e outros estabelecimentos de ensino estão encerrados) quer, essa é uma exigência nossa, a suspensão de actividade (balcões e distribuição) nas zonas “vermelhas” e mais afectadas.
SNTCT – A força de continuarmos juntos!
Telefone: 218428900
Email: sntct@sntct.pt
www.sntct.pt
www.facebook.com/sntct