CTT – NÃO TRABALHAR SEM MEIOS DE PROTECÇÃO

Porque até esta hora continuamos a aguardar que a gestão dos CTT nos diga quais as suas intenções quanto à aplicação da Resolução de Conselho de Ministros, decorrente da declaração do Estado de Emergência, o SNTCT informa seguinte:

OS SERVIÇOS POSTAIS SÃO UM SERVIÇO MPÚBLICO ESSENCIAL, TAMBÉM DE ACORDO COM A RESOLUÇÃO DO CONSELHO DE MINISTROS, OS TRABALHADORES CTT VÃO TER DE TRABALHAR.

TEMOS QUE TRABALHAR MAS, DESDE OS HORÁRIOS ATÉ AOS SERVIÇOS A ASSEGURAR, O SNTCT NECESSITA SABER O QUE PRETENDE A GESTÃO DOS CTT. UMA CERTEZA TEMOS NESTE MOMENTO:

Nenhum trabalhador deve trabalhar sem que estejam asseguradas as medidas de proteção da sua saúde e, logo, daqueles para quem trabalham, os portugueses. assim:

1 – NENHUM TRABALHADOR CTT DEVE IR PARA A DSITRIBUIÇÃO, PARA O BALCÃO, TRATAR CORREIO NOS CPL’S, CONDUZIR VIATURAS DE SERVIÇO OU EXECUTAR QUALQUER OUTRA FUNÇÃO OU SERVIÇO DA EMPRESA SEM OS NECESSÁRIOS MEIOS DE PROTECÇÃO CONTRA A INFECÇÃO PELO VÍRUS COVID-19.

2 – Caso não estejam disponibilizados tais meios (que incluem desinfectante, luvas, máscaras, limpeza de instalações e definição de espaços mínimos entre trabalhadores), deverão pedir a intervenção do Delegado de Saúde e Delegação da ACT mais próximos, utilizando para o efeito a minuta abaixo (o texto é o mesmo para ambas as entidades), de preferência assinada por todos os trabalhadores que o entendam fazer.

PARA O DFELEGADO DE SAÚDE
Exmº/a Sr/a Delegado/a de Saúde de _______________

Assunto: COVID 19 – Condições de Trabalho no estabelecimentos dos CTT de ( _____INDICAR SERVIÇO______ ) sito em ( _______MORADA DO LOCAL DE TRABALHO_______ )

Exmºs Srs
O Delegado Sindical e/ou associados do SNTCT – Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações vêm solicitar a intervenção urgente no local de trabalho em referência, com vista a avaliar do cumprimento das regras impostas pela DGS quanto às condições mínimas para proteção contra a transmissão do Coronavirus 19.
Efetivamente, os trabalhadores estão a manifestar grande preocupação com as condições de trabalho existentes neste local, aquando da realização das suas tarefas de distribuição/atendimento/outras que implicam contacto regular e sistemático com utentes. E isto sem que lhes tenham sido distribuídos equipamentos de protecção individual suficientes e adequados ( ex. luvas, máscaras , gel desinfetante, etc) e / ou sem que tenham sido tomadas as necessárias medidas limpeza/desinfecção e de separação física dos trabalhadores entre si e com os clientes.
Com os melhores cumprimentos,
Os abaixo-assinados
(assinaturas)

PARA A DELEGAÇÃO DA ACT
Exmº/a Sr/a Delegado/a do Centro Local de _________ da ACT

Exmºs Srs
Com os melhores cumprimentos,
Os abaixo-assinados
(assinaturas)

___________________________________

SNTCT – A FORÇA DE CONTINUARMOS JUNTOS!