ELEIÇÕES SNTCT 2019

ATENÇÃO: NO PROXIMO DIA 16 DE DEZEMBRO TEMOS 2 VOTAÇÕES

1- ELEIÇÃO DOS CORPOS GERENTES DO SNTCT PARA O QUADRIÉNIO 2019-2023

2- DECISÃO SOBRE O PATRIMÓNIO FACE Á NECESSIDADE DE MUDARMOS O LOCAL DA SEDE NACIONAL

Sobre a questão do património consultar o verso do Comunicado Nº 5-2019 da Mesa da Assembleia Geral do SNTCT que se encontra publicado nesta página

DEIXAMOS AQUI O PROGRAMA DA LISTA A CANDIDATA AO QUADRIÉNIO 2019-2023

PROGRAMA DA LISTA A

Abra este ficheiro para ver o programa em formato PDF » » » LISTA A CANDIDATA ELEIÇÕES SNTCT 16 DEZEMBRO 2019

Somos a Lista A candidata aos corpos gerentes do SNTCT para o próximo quadriénio de 2019/2023 e temos como objectivo consolidar e reforçar a acção do SNTCT junto dos trabalhadores das empresas do sector das comunicações, telecomunicações, empresas de trabalho temporário e call-centers, organizando, lutando e intervindo na defesa dos direitos dos trabalhadores, na melhoria dos seus salários, na defesa da contratação colectiva já existente e apresentar cadernos reivindicativos onde ainda não existe contratação.
O lema do SNTCT – a força de continuarmos juntos! – continua a revelar-se apropriado porque são cada vez mais fortes e agressivos os ataques que o patronato e o Governo fazem aos trabalhadores e às suas organizações de classe.
A força de continuarmos juntos vai também ser um factor fundamental para continuar a luta pela renacionalização dos CTT.
É necessária uma outra política fiscal e parar o aumento dos impostos sobre quem trabalha, a diminuição de direitos sociais de quem trabalha, ou trabalhou uma vida inteira, a deterioração do serviço nacional de saúde, da escola pública e segurança social. É preciso defender serviços públicos com qualidade. É imperativo repor o poder de compra dos trabalhadores através do aumento dos salários, que pretendemos de 90€ já em 2020 e o aumento das pensões para valores que se aproximem da média europeia. É necessário parar o empobrecimento generalizado do Portugueses. É preciso lutar por uma alternativa política de esquerda e soberana que valorize o trabalho e dignifique os trabalhadores. Uma política que pare de enriquecer os que mais têm e distribua a riqueza por quem a produz – os trabalhadores. É fundamental acabar com o flagelo do desemprego, do trabalho precário, dos recibos verdes e defender e aumentar os trabalhadores com vínculos de trabalho efectivos. A cada posto de trabalho deve corresponder um vínculo de trabalho efectivo.
Neste contexto é fundamental a acção dos trabalhadores e das suas organizações de classe, na luta, resistência, participação e ampliação de acções que visem defender os seus direitos, os aumentos dos salários e dos postos de trabalho.
A força da razão é a razão da nossa luta.
A lista A candidata-se ao mandato de 2019/2023 com a firmeza e determinação necessárias para desenvolver o seu trabalho no sentido de:
• Promover a unidade dos trabalhadores, aumentar o esclarecimento e manter o apoio aos associados do SNTCT;
• Lutar por aumentos salariais dignos, a todos os trabalhadores tendo como base para 2020, os 90€ independentemente da empresa e/ou antiguidade.
• Defender a contratação colectiva (AE´s e IRCT’s) nos CTT, DHL Aviation, UPS e MEO/Altice e reclamar junto do ministério a aplicação de portarias de extensão para outras empresas do sector.
• Defender os planos de saúde dos CTT (Obras Sociais) e da PT Comunicações (PT/ACS);
• Lutar pela melhoria das condições saúde e segurança trabalho;
• Lutar pelo reconhecimento da profissão de Carteiro como profissão de desgaste rápido;
• Lutar pela diminuição da idade da reforma/aposentação, aplicando-se o princípio da reforma aos 40 anos de desconto sem penalizações.
Com a CGTP-IN e o MSU (Movimento Sindical Unitário), lutar contra as políticas anti laborais e anti sociais, nomeadamente pela eliminação das alterações gravosas à legislação laboral, exigindo o fim da caducidade das convenções e a aplicação do princípio do tratamento mais favorável. A CGTP-IN tem um papel fundamental na dinamização e coordenação da acção de massas e no processo reivindicativo, por isso o SNTCT como sindicato filiado, participará em todas as acções que sejam por ela convocadas e dinamizadas;
No plano sectorial o SNTCT participa activamente nos órgãos e nas acções promovidas pela FECTRANS – Federação dos Transportes e Comunicações, tem dirigentes eleitos nos seus órgãos e, não estando ainda filiado, vamos proceder à nossa filiação.
No relacionamento internacional iremos continuar a trabalhar no âmbito da UNI – Global Union, bem como intervir no Comité de Diálogo Social da União Europeia para o Sector Postal e acompanhar de forma interventiva a actividade do Comité para o sector das Telecomunicações;
Apoiaremos as reivindicações e as lutas dos aposentados e reformados pelo aumento real das reformas e pensões, pela dignificação de quem trabalhou uma vida inteira e agora está a empobrecer e a ser empurrado para situações degradantes e sem apoios sociais por parte do Estado.
No plano da Organização Sindical vamos reforçar a estrutura do SNTCT e alterar alguns métodos de trabalho que tenham em atenção a nova realidade do sector das comunicações e telecomunicações:
DELEGADOS SINDICAIS
O delegado sindical, na estrutura do SNTCT é o dirigente do local de trabalho, é um elemento fundamental para informar e divulgar as posições do Sindicato. Ele é o primeiro elo de ligação entre o local de trabalho e a direcção do SNTCT. Os delegados sindicais do SNTCT têm que ser respeitados pelos associados e trabalhadores em geral e por isso têm que ser dotados dos meios necessários para o exercício da sua função.
Vamos promover a eleição de delegados sindicais no maior número possível de locais de trabalho, tentando eleger associados respeitados, com capacidade e disponibilidade para o cargo. Vamos promover reuniões periódicas de delegados sindicais para que colectivamente possamos discutir e analisar os problemas dos trabalhadores e as suas reivindicações.
FORMAÇÃO SINDICAL
A formação sindical é fundamental para a melhoria do conhecimento dos delegados e dirigentes sindicais. Iremos elaborar um plano de formação descentralizado que abranja toda a estrutura do Sindicato.
INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Ainda que a comunicação escrita e a utilização dos meios electrónicos não supere o contacto individual que procuraremos manter e ampliar com os trabalhadores através de plenários, sessões de esclarecimento ou reuniões específicas, iremos procurar implementar alterações para a melhorar.
A página e o Facebook do SNTCT são meios privilegiados e rápidos para que os associados tenham conhecimento das acções desenvolvidas pelo Sindicato e, por outro lado, tenham acesso às últimas notícias e comunicados, por isso neste mandato vamos melhorar os seus conteúdos. Vamos também actualizar a lista de endereços de e-mail dos nossos associados de modo a que possamos enviar a comunicação mais rapidamente.
SINDICALIZAÇÃO
O trabalho de sindicalização terá que ser uma prioridade de toda a estrutura. No nosso sector de actividade existem empresas em que a taxa de crescimento da sindicalização é grande. Em algumas empresas os trabalhadores não são abrangidos por contratação colectiva, têm uma faixa etária baixa e uma grande percentagem de precarização. É importante que sejam criados planos específicos para estas empresas, com suportes de apoio para o efeito.