Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

FIQUE EM CASA?

Só porque o anúncio abaixo, hoje, é insultuoso para os trabalhadores CTT que andam na rua ou estão nos balcões:

SE NÃO FOR TRABALHADOR DOS CTT, FIQUE EM CASA.
PORQUE OS TRABALHADORES DOS CTT AÍ ESTÃO, ORGULHOSOS DA SUA FUNÇÃO ESSENCIAL MAS DESPROTEGIDOS, A PENSAREM NO SEU BEM-ESTAR MAS, AO MESMO TEMPO, A TEMEREM PELA SUA VIDA, DOS SEUS COLEGAS E DAS SUAS FAMÍLIAS.

FIQUE EM CASA porque os Carteiros, muitos a quem não foram dadas luvas, nem máscara, nem gel para se desinfectar… aí estarão à sua porta, de sorriso nos lábios (???) obrigados a colocarem a sua vida em risco, a deles e a sua, para que você possa ficar em casa.

O Carteiro aí estará para lhe entregar medicamentos, fraldas para bebés ou incontinentes, o vale da sua pensão, o vale do seu Rendimento Mínimo, até mesmo comida não perecível que lhe tenha sido enviada., em suma, aquilo que é imprescindível e que pode pôr em risco a sua sobrevivência.

Mas sabe que, os Carteiros, tantos sem meios de protecção, também estão a ser obrigados a arriscar a sua vida para levar-lhe objectos ou produtos que não são de primeira necessidade (alguns puras futilidades como brincos, drônes de brincar, … e sabe-se lá o que mais)?

FIQUE EM CASA MAS, SE TIVER QUE IR A UMA ESTAÇÃO DE CORREIOS, e porventura encontrar a pessoa que o atende sem luvas, sem uma gota de gel para se desinfectar, sem uma máscara para se proteger, não se admire.

Eles(as) ali estão para lhe entregar os medicamentos que pediu, as fraldas para o seu filho ou para o seu pai acamado, pagar-lhe o dinheiro do vale da sua reforma ou do seu subsídio de desemprego, aceitarem o pagamento das suas contas ou para lhe entregarem comida não perecível que lhe tenha sido enviada, em suma, bens e serviços necessários à sua sobrevivência.

Mas sabe que, se a si lhe apetecer, também ali estão, obrigados, para lhe venderem umas canecas ou uns leques ou para lhe entregarem bens que não são necessários para a sua sobrevivência (alguns até fúteis tais como perfumes, cosméticos, raquetes, … e outros que tais)?

VÁ, NÃO SAIA DE CASA, PORQUE O CARTEIRO MESMO SEM MEIOS DE PROTECÇÃO ADEQUADOS, AÍ ESTARÁ À SUA PORTA MESMO QUE SEJA PARA LHE ENTREGAR ALGUMA FUTILIDADE!

VÁ, SE LHE APETECER IR À ESTAÇÃO DE CORREIOS, VÁ QUE MESMO SEM MEIOS DE PROTECÇÃO ADEQUADOS, ALI ESTARÁ ALGUÉM MESMO QUE SEJA PARA LHE VENDER UM LIVRO OU UMA CANECA.

NÃO SAIA DE CASA PORQUE NOS CENTROS DE TRATAMENTO DOS CTT ALGUÉM ESTÁ NESTE MOMENTO A TRATAR AS SUAS CORRESPONDÊNCIAS, AS SUAS ENCOMENDAS, SEM TER LÍQUIDO PARA DESINFECTAR AS MÃOS, UM PAR DE LUVAS OU UMA MÁSCARA QUE SEJA.

VÁ, AVANCE SEM MEDOS, mesmo que – por ordem do Governo ou dos gestores nomeados pelos accionistas dos CTT – os trabalhadores da Empresa, sem os necessários meios de protecção, estejam a ver colocados em risco as suas vidas e as das suas famílias, as dos seus colegas de trabalho, seja para lhe prestarem serviços postais essenciais ou todos os outros que o não são.

VÁ, PORQUE SEJA PARA SERVIÇO POSTAL ESSENCIAL OU NÃO, OS TRABALHADORES DOS CTT SERÃO A “CARNE PARA CANHÃO” À SUA DISPOSIÇÃO!

Partilhe esta notícia

Veja também...