Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

Reunião Sobre Salários Ao Abrigo Do Protocolo Do Act 2024 10 De Maio

Abra aqui o comunicado em formato PDF

No dia 10 de Maio realizou-se a primeira reunião sobre as actualizações salariais conforme o Nº 5 do protocolo do ACT que diz:
“Discutir conjuntamente princípios e critérios a considerar em futuras negociações da actualização salarial, que tenham em conta o desempenho operacional e financeiro das empresas subscritoras do ACT, a inflação, e a recuperação do poder de compra dos trabalhadores, de acordo com o calendário definido ou a definir.”
O SNTCT manifestou o seu desacordo em indexar os aumentos salariais ao desempenho operacional e financeiro das empresas subscritoras do ACT. Consideramos esta proposta muito perigosa para os trabalhadores, na medida em que os aumentos salariais ficam à mercê da “engenharia financeira” da Empresa.
O SNTCT é muito claro nesta questão, qualquer critério a considerar tem como base a inflação e a recuperação do poder compra para que todos os trabalhadores tenham aumentos justos.
Apenas valorizando o trabalho e os trabalhadores, efectivando os direitos, aumentando os salários, é possível garantir uma ALTICE com futuro. É necessário encontrar respostas para os problemas. A melhoria das condições de trabalho e de vida são condições essenciais para o desenvolvimento e progresso económico e social dentro da Altice.
A Altice é líder em todos os segmentos de negócio, pode e deve dar melhores salários a quem trabalha na Empresa. No ano conturbado de 2023, marcado por uma investigação judicial em Portugal “Operação Picoas” e pelo arranque de um processo de venda pelo seu principal accionista, a Altice Portugal ficou perto dos três mil milhões de euros em receitas. Já as receitas líquidas antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) ultrapassou, pela primeira vez desde 2016, os mil milhões de euros.
Foram, mais concretamente, 2.906 milhões de euros em receitas em 2023, um crescimento de 10,5% face a 2022, que contribuiu para o EBITDA atingir 1.038 milhões de euros no total dos 12 meses, aumentando 14,5% em comparação com o ano anterior.
Considerando estes valores, entendemos que a Altice tem condições para que os aumentos que sejam uma realidade na recuperação do poder de compra.
Nesta reunião a empresa propôs que a negociação do ACT ficasse circunscrita aos salários para 2025 e se possível uma negociação plurianual. Consideraram que o clausulado esta estabilizado.
O SNTCT foi claro e afirmou que devem ser revistos anualmente com base na inflação e na recuperação do poder de compra perdido ao longo dos anos.
O SNTCT está disponível para ouvir todas as propostas desde que estas vão ao encontro dos interesses dos trabalhadores e das suas necessidades.

PRÓXIMA REUNIÃO DIA 24 DE MAIO

Veja também...