2010/09/23

22 E 23 SETEMBRO 2010
NAIROBI – QUÉNIA
 
SNTCT REPRESENTOU A UNI GLOBAL UNION NA CONFERÊNCIA DE ESTRATÉGIA DA UPU – UNIÃO POSTAL UNIVERSAL

A Conferência Estratégica 2010 da UPU é o evento mais importante do ano para o sector postal e apostou-se que cumpra os dois objectivos principais:

  • O primeiro, que permita a todos os interessados na UPU fazerem um balanço do que foi alcançado na implementação da Estratégia Postal de Nairobi (definido no Congresso de Genebra);
  • O segundo, que sirva como uma plataforma onde se inicie a moldagem do futuro da Estratégia Postal de Doha no tocante à organização e ao sector neste mundo sempre em rápida mudança.
Com mais de 550 delegados em representação de 116 países e envolvendo oradores quer do sector postal quer externos ao sector, a Conferência é encarada como um fórum para o intercâmbio de pontos de vista sobre o presente e o futuro da UPU e do sector postal.
 
UNI GLOBAL UNION PRESENTE NA CONFERÊNCIA ESTRATÉGICA DA UPU
A UNI Postal & Logística, membro do Conselho Consultivo da UPU, fez-se representar por Ingeborg Saetre, Presidente em exercício da UNI Europa Postal & Logística e Vice Presidente do Sindicato Postkom (Noruega) e por José Oliveira, Membro do Secretariado Permanente da Direcção Nacional e responsável pelas relações internacionais do SNTCT (Portugal).
 
“O MAIOR RISCO QUE ENFRENTA O SECTOR POSTAL É O FICAR PASSIVO E NÃO EXPLORAR NOVOS CAMINHOS” AFIRMOU EM JEITO DE CONCLUSÕES O DIRECTOR GERAL DA UPU, EDUARD DAYAN.
A necessidade de implementar novas tecnologias para inovar e diversificar o negócio foram as mensagens que se fizeram ouvir em Nairobi. Os delegados à Conferência Estratégica 2010 da UPU examinaram os vários factores que afectam o Sector Postal e tentaram identificar as diversas variantes que definirão o seu futuro. Tal reflectiu-se na intervenção final de Eduard Dayan que disse ser claro que o Sector Postal está a atravessar grandes transformações e que a inovação e diversificação serão a chave de uma estratégia de sucesso para o seu futuro.
Eduard Dayan relembrou ainda que as três dimensões dos serviços postais – física, digital e financeira – devem ter em perspectiva outras duas, a social e a da segurança. O Sr. Dayan disse ainda que é preciso não esquecer que o poder mudou das empresas para os cidadãos pois os novos métodos de comunicação mudaram a dimensão da dependência dos cidadãos em relação às empresas e serviços.
O Director Geral da UPU afirmou ainda que o Sector Postal deve ser optimista pois em alguns dos seus segmentos de mercado, por exemplo os pacotes postais e os serviços financeiros, verifica-se um significativo crescimento.
A regulação efectiva, concluiu o Sr. Dayan, é de grande importância para aclarar as mudanças que afectam o sector postal.
 
SOMOS “PARTE INTERESSADA NA INTRODUÇÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS QUE ASSEGUREM UMA INDUSTRIA POSTAL DE QUALIDADE A PREÇOS ACESSÍVEIS E QUE PROPORCIONE NOVOS EMPREGOS, EMPREGO DE QUALIDADE AOS NOSSOS MEMBROS” AFIRMOU INGEBORG SAETRE EM NOME DA UNI.
 
Muitas vezes as pessoas só conseguem ver o desenvolvimento sustentável numa das suas vertentes, o ambiente, mas ele vai muito para além disso. Temos que nos assegurar que existem condições económicas sustentáveis para a indústria postal e que as questões sociais estão nelas incluídas. É por isso que estamos activamente envolvidos na discussão sobre o futuro económico dos correios.
 
No nosso ponto de vista qualquer objectivo só será tingido através de um diálogo social consistente e de qualidade. A UPU detém uma posição única que a capacita para juntar todos os actores postais para que discutam, conjuntamente os problemas e terem um diálogo social apropriado. Quando assinou o Memorando de Entendimento com a UNI o Director Geral da UPU reconheceu que podemos trabalhar juntos. O mesmo aconteceu já com duas das Uniões Restritas da UPU, a APPU na Ásia Pacífico e a PAPU em África. A assinatura deste último memorando terá lugar nos inícios do próximo mês. Aplaudimos a sua visão, disponibilidade e vontade. Assim, se queremos que resulte, temos que aprofundar este diálogo social e alargá-lo. A participação da UNI no Conselho Consultivo da UPU é um exemplo de como quando queremos, conseguimos. O discurso de Ingeborg Saetre, que representava o Secretário Geral da UNI, foi bastante aplaudido pela generalidade dos participantes.
 
Um contacto da Delegação da UNI com a Directora da UPAEP – União restrita da UPU para as Américas, Espanha e Portugal – Sra. Serrana Bassini Casco, permite-nos almejar um Memorando de Entendimento também com aquela União Restrita.
 
 
OS SERVIÇOS POSTAIS SÃO UM “BEM PÚBLICO” AFIRMOU PRESIDENTE DO FMI
O Presidente do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, afirmou, em mensagem vídeo dirigida á Conferência, que os correios são um ”bem público” de uma espécie que se está a tornar rara na economia global.
Exortou ainda os correios a “a continuarem a responder às necessidades da economia global e a fornecerem às pessoas nos países em desenvolvimento serviços que ninguém mais lhes pode oferecer”. O economista e político francês afirmou ainda, quando dissertava sobre o impacto da crise financeira no mercado postal, que os correios estão bem vivos “alguns podem acreditar que os serviços postais pertencem ao passado. Claro que estão totalmente errados”.
Strauss-Kahn recordou ainda que o G20 reconheceu os correios como um service público primordial no fornecimento de serviços financeiros especialmente para aqueles que normalmente estão arredados das instituições bancárias tradicionais. “Os serviços Financeiros Postais ajudam a canalizar poupanças e isso é importante para os países em desenvolvimento. São necessários serviços financeiros inclusivos, incluindo os ligados às resmessas”: