Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

SNTCT propõe alteracão/redução dos Horários de Trabalho nos CDP’s e outros Serviços.

A Direcção Nacional do SNTCT enviou hoje aos CTT a seguinte mensagem

SNTCT propõe alteracão/redução dos Horários de Trabalho nos CDP’s e outros Serviços.

 

Exmo. Senhor
Dr. João Bento
CEO dos CTT

Exmo. Senhor,

Estamos a atravessar um período de gravidade extrema em que os Trabalhadores e as Trabalhadoras dos CTT, conscientes da sua missão enquanto prestadores dos Serviços Postais – um Serviços Públicos de Caracter Essencial – e das suas obrigações para com os Portugueses e o País, não deixam por isso se serem seres humanos sujeitos à infecção pelo mortífero Vírus COVID-19.

Assim, se saudamos a medida de abertura das EC’s somente entre as 09h00 e as 13h30, em que o horário dos Trabalhadores e das Trabalhadoras dos balcões é alterado para 09h00-14h00, queremos também propor que o horário dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Distribuição, os Carteiros, veja igualmente reduzido o seu horário de trabalho para 5 horas diárias enquanto durar o Estado de Emergência e, se tal vier infelizmente que vir a acontecer, nas renovações do mesmo.

Propomos tal redução como uma medida profilática, pois quanto menor for o período de exposição a um possível contágio, menor será o risco de infecção ou até, esperemos que tal não venha a acontecer com nenhum trabalhador da Empresa ou das suas famílias, de um desfecho pior.

Além disso, como estão encerrados todos os estabelecimentos de restauração, é impossível aos Carteiros fazerem as suas refeições bem como, com o encerramento daqueles e de outros estabelecimentos comerciais, não terem os mesmos onde satisfazerem as suas necessidades físicas básicas.

Assim, partindo do pressuposto que, na semana que amanhã começa, estarão supridas todas as necessidades de meios de protecção em todos os locais de trabalho e a todos os Trabalhadores e a todas as Trabalhadoras da Empresa CTT e dos CTT Expresso, bem como a todos os subcontratados e agenciados, propomos ainda que tais medidas de redução do horário de trabalho, evidentemente que com a manutenção de rendimentos, seja extensível também aos Trabalhadores e ás Trabalhadoras dos CPL’s e dos Transportes.

Querendo acreditar que terá Vexa. em boa conta esta nossa proposta e tudo fará para responder á mesma de forma afirmativa, no respeito pela vida e saúde de todas e todos aqueles que são o motor e maior capital da empresa CTT-Correios de Portugal, que Vexa. preside, bem como das suas respetivas famílias e, também dos cidadãos que com eles contactam, somos, com os nossos melhores cumprimentos,

A Direcção Nacional do SNTCT

Partilhe esta notícia

Veja também...