Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações

COMUNICADO ALTICE 8 – 2024

Abra aqui o comunicado em formato PDF

REUNIÃO SOBRE SALÁRIOS AO ABRIGO DO PROTOCOLO DO ACT 2024 EM 27 DE SETEMBRO

A empresa volta a insistir que a negociação sobre salários sejam por 2 ou 3 anos e desta forma diminuir o valor da contratação colectiva e da negociação na Altice. O SNTCT reafirma que qualquer discussão dos salários deve ser revista anualmente.

O aumento geral e significativo de todos os salários é uma reivindicação estruturante, que, em conjunto com as restantes matérias pecuniárias, responde aos problemas dos trabalhadores e contribui para impulsionar o desenvolvimento nacional com benefícios evidentes para o grupo Altice.

Em relação à necessidade de aumentar a produtividade primeiro e só depois os salários, convém lembrar que a riqueza criada pelos trabalhadores permite outra distribuição já e que os salários têm subido abaixo da produtividade ao longo das últimas décadas.

A empresa tem condições para dar aumentos justos a todos os trabalhadores, mas preferiu distribuir mais de 6 milhões de euros em prémios em 2023, mais do que disponibilizou para os salários, prémios esses, que após a vida activa de cada um não contribuem para a valorização da pensão.

Ou seja, além da importância e necessidade de apresentação de propostas de negociação salarial anuais, é preciso, simultaneamente, construir propostas que, tendo como base as tabelas salariais da empresa, prevejam a valorização das carreiras e profissões e dos respectivos níveis salariais.

Após tantos anos de desvalorização salarial e vários anos sem aumento na empresa é imperativo conciliar uma proposta de médio prazo com este objectivo, que urge

a ser aplicada para não permitir cada vez um maior esmagamento salarial. Esta é uma matéria muito sentida pelos trabalhadores e que necessita de resposta. A estratégia SNTCT passa por combater a prática de substituir os aumentos dos salariais pela atribuição de prémios, subsídios e outras compensações que não são permanentes.

A contratação colectiva é um instrumento fundamental para os trabalhadores, de progresso social e solidariedade, cujos direitos conquistados pela luta determinada dos trabalhadores da Altice devem ser assegurados tanto para o presente como para o futuro, garantindo a sua manutenção para as gerações vindouras. O SNTCT não vai em truques!

A realidade actual no que toca à contratação colectiva continua em linha com as principais tendências verificadas ao longo dos últimos 20 anos, caracterizadas por um enfraquecimento sucessivo do exercício deste importante direito constitucional. A manutenção do regime de caducidade das convenções colectivas e a inexistência de um princípio geral do tratamento mais favorável ao trabalhador, que consagre uma cláusula efectiva para impedir a regressão dos direitos laborais, promovendo o seu progressivo desenvolvimento e a melhoria das condições de vida e de trabalho, continuam a constituir os principais bloqueios à construção de um regime laboral que valorize o trabalho e os trabalhadores.